Uma exigência para que a planta se mantenha saudável é manter os cuidados adequados. Veja qual o melhor substrato para rosa do deserto.
Cada vez mais cultivadas no Brasil e em vários países, a rosa do deserto, têm a capacidade de transformar simples apaixonados por exímios colecionadores.
É bem difícil começar a cultivar e ficar só em uma. A maioria das pessoas começa com a rosa do deserto vermelha e logo querem uma rosa do deserto azul, uma rosa do deserto preta, etc.
A procura por informações sobre a planta tem sido tão grande que temos dividido os temas para melhorar o entendimento.
Por exemplo, aqui você consegue saber como cuidar da rosa do deserto, fazer mudas, onde comprar, preço, conhece os tipos e hoje, vou te mostrar qual o melhor substrato para rosa do deserto.
Afinal, sem os devidos cuidados a planta não consegue se desenvolver bem e dar aquelas florações que tanto gostamos.
Substrato Para Rosa Do Deserto
Por certo, você sabe que estamos falando sobre uma espécie de suculenta originária de regiões áridas, por isso, precisam de um substrato adequado.
Sem dúvida, esse substrato deve ser o mais fértil possível, no entanto, o mais importante é que o mesmo tenha alta capacidade de drenar água.
Caso você também tenha lido por aí que as rosas do deserto não gostam de água, saiba que não é verdade.
A princípio, por virem de regiões áridas, elas, de fato, não necessitam de tanta água, mas devemos regá-la regularmente.
Na verdade, o que a prejudica é deixar o substrato encharcado ou usar solo que acumula umidade. Desse modo, pense sempre em criar um espaço com sistema de drenagem.
Uma dica que vale ouro e pode fazer toda a diferença é usar um vaso autoirrigável.
Por fim, minha sugestão para você é que faça seu próprio substrato para rosa do deserto. Quer saber como? Então, siga lendo e veja o passo a passo.
Como Preparar o Substrato para Rosa do Deserto
A primeira coisa que me perguntam quando eu falo é fazer substrato para rosa do deserto é sobre a drenagem.
O que seria um substrato com boa drenagem para as rosas do deserto?
Bem… Nesse caso, após regar, o ideal é que a água escoe em cerca de 2 segundos. Se passar muito disso, a raiz da planta pode encharcar e com o tempo, apodrecer.
Acertando no substrato você pode regar a planta como ela, de fato, precisa. Estamos falando sobre 2 regas ao dia.
Em relação ao preparo do substrato, siga estas recomendações:
- Areia grossa: 40%
- terra vermelha, húmus de minhoca e terra vegetal: dividir 40% entre os 3;
- Carvão: 20%;
Por fim, no lugar da terra vegetal, caso queira, é possível usar o substrato Carolina. O carvão deve ser moído.
Onde Comprar
Como pode observar, fazer substrato para rosa do deserto é algo bem fácil, mas você também pode comprar pronto, se for mais cômodo.
A boa notícia é que esse material não custa caro e podemos encontrar em floriculturas e casas especializadas. Inclusive, se não encontrar em sua região, consegue encontrar em lojas online espalhadas por todo o país.
Comentários