Estrutura - ConstruindoDECOR https://construindodecor.com.br/estrutura/ Tudo para sua construção e reforma Wed, 19 Jan 2022 20:52:59 +0000 pt-BR hourly 1 Bitola de ferro – Para Que Serve? Como Escolher? https://construindodecor.com.br/bitola-de-ferro/ https://construindodecor.com.br/bitola-de-ferro/#respond Wed, 19 Jan 2022 20:52:59 +0000 https://construindodecor.com.br/?p=39759 A bitola de ferro está presente na maioria dos projetos da construção civil, mas você sabe qual a sua importância? Descubra a seguir. Mesmo na alvenaria tradicional esta estrutura metálica está sempre presente e é fundamental quando o assunto é estabilidade e segurança das construções. Sendo assim, se você ainda não conhece ou se já ouviu falar, mas deseja obter maiores informações, venha comigo! Importância Da Bitola De Ferro Embora sempre presente a bitola de ferro não fica aparente na construção. A verdade é que quando conseguimos vê-la é porque estão tentando resolver algum problema. Isso acontece porque a bitola

O post Bitola de ferro – Para Que Serve? Como Escolher? apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
A bitola de ferro está presente na maioria dos projetos da construção civil, mas você sabe qual a sua importância? Descubra a seguir.

Mesmo na alvenaria tradicional esta estrutura metálica está sempre presente e é fundamental quando o assunto é estabilidade e segurança das construções.

Sendo assim, se você ainda não conhece ou se já ouviu falar, mas deseja obter maiores informações, venha comigo!

Importância Da Bitola De Ferro

Bitola De Ferro

Bitola de Ferro

Embora sempre presente a bitola de ferro não fica aparente na construção. A verdade é que quando conseguimos vê-la é porque estão tentando resolver algum problema.

Isso acontece porque a bitola de ferro é usada na maior parte dos elementos estruturais de uma obra, por exemplo, laje, pilares, vigas e fundação.

Contudo, em todos estes espaços, a estrutura em questão fica na parte interna e é revestida com concreto.

Mas existe algum problema se uma coluna, por exemplo, tiver com alguma parte dela aparecendo?  Sim! Isso seria um grande problema!

A questão aqui é que o ferro é um material corrosivo, ou seja, enferruja com certa facilidade quando entra em contato com o oxigênio. 

Dessa forma, é preciso que a mesma fique totalmente revestida para que não sofra com as ações do tempo. Do contrário pode se quebrar.

Na construção civil a bitola de ferro forma a dupla perfeita com o concreto.

O concreto é muito resistente à compressão, entretanto não possui tanta resistência quando o assunto é tração. 

Significa que se você tentar comprimir um bloco precisará de muita força para quebrá-lo, mas se tracioná-lo ele se quebrará rapidamente.

Por outro lado, o aço é o oposto. Trata-se de um material pouco resistente à compressão e super resistente à tração.

Isto posto, o que aconteceria se juntássemos os dois? 

Isso mesmo! teríamos uma estrutura bem resistente à compressão e à tração. Isso, sem dúvida, garante paredes e pilares bem resistentes e seguros. 

Então, você conseguiu entender porque a bitola de ferro é tão importante?

 Estribo Para Bitolas De Ferro

Usamos o estribo para obter maior sustentação ao envolver os vergalhões de aço na estrutura de ferragens.

Contamos com estribos de tamanhos variados, por exemplo:

Além destes citados aqui, o mercado ainda oferece outros tamanhos para uso variado, então, vale contar com ajuda profissional na hora de comprar.

Os estribos são padronizados em relação ao formato, ou seja, são quadrados ou retangulares. 

Veja Como Escolher Bitola De Ferro

Como saber qual bitola de ferro usar? 

Escolher é um processo complexo e que deve ser feito apenas pelo engenheiro responsável. Somente ele saberá dizer se é mais vantajoso ou seguro usar duas barras de 12,5mm ou a correspondente de 5mm.

No entanto, não é apenas uma questão de aplicabilidade. Muitas vezes, a depender da região, duas barras de 12,5mm saem bem mais caras do que 3 de 10mm.

Como pôde observar, essa é uma tarefa que demanda bastante conhecimento e experiência, então, deixe para um profissional habilitado.

O post Bitola de ferro – Para Que Serve? Como Escolher? apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
https://construindodecor.com.br/bitola-de-ferro/feed/ 0
Casas pré fabricadas: agilidade e sustentabilidade em sua obra https://construindodecor.com.br/casas-pre-fabricadas/ https://construindodecor.com.br/casas-pre-fabricadas/#comments Mon, 18 Jan 2021 08:00:20 +0000 http://construindo.org/?p=1200 Todo mundo sonha com a casa própria. Mas para realizar esse sonho, muita gente opta por construir do zero ao invés de ponderara sobre casas pré fabricadas. Aí começa a correria: pesquisar o melhor preço nas casas de material de construção, ver mão de obra, enfim… Mas hoje o mercado disponibiliza materiais inovadores, os chamados pré-fabricados: são lajes, blocos já pré-prontos de cerâmica ou concreto, necessitando apenas de aplicação, que facilitam e otimizam o tempo da sua  construção.  Conhecendo as casas pré fabricadas Ainda desconhecida por grande parte da população, mas já utilizadas em habitações para segmentos de baixa renda,

O post Casas pré fabricadas: agilidade e sustentabilidade em sua obra apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
Todo mundo sonha com a casa própria. Mas para realizar esse sonho, muita gente opta por construir do zero ao invés de ponderara sobre casas pré fabricadas. Aí começa a correria: pesquisar o melhor preço nas casas de material de construção, ver mão de obra, enfim… Mas hoje o mercado disponibiliza materiais inovadores, os chamados pré-fabricados: são lajes, blocos já pré-prontos de cerâmica ou concreto, necessitando apenas de aplicação, que facilitam e otimizam o tempo da sua  construção.

Construção de casas pré fabricadas em andamento

Projeto em execução de casa pré fabricada

 Conhecendo as casas pré fabricadas

Ainda desconhecida por grande parte da população, mas já utilizadas em habitações para segmentos de baixa renda, as casas pré-fabricadas estão cada vez mais conseguindo espaço no mercado de construção. Tornaram-se ótimas opções de investimento por saírem mais baratas que as convencionais e ter o acabamento mais rápido. Elas não vêm completamente prontas e permitem a personalização do projeto, sendo flexíveis quanto ao tamanho, valor e utilização de materiais.

Casa Préfabricada

Casa Préfabricada

Casa pré-fabricada de Materiais Recicláveis

Casa pré-fabricada de Materiais Recicláveis

Durante alguns anos, os profissionais da construção civil (engenheiros, arquitetos) têm repensado a respeito da forma de construir com materiais de boa qualidade,que aliam sustentabilidade, praticidade e baixo custo, sem comprometer a qualidade, como é o caso de existem algumas inovações na construção civil, como materiais que são confeccionados em isopor (no caso de algumas lajes pré-moldadas), cerâmica estrutural (a exemplo de blocos e telhas) e até mesmo material reciclável como garrafas PET (existem pelo Brasil diversos projetos sustentáveis, que visam pesquisar e produzir produtos de baixo custo, resistência e durabilidade que venham dar suporte à engenharia e construção civil, ainda que alguns destes estejam em caráter experimental ou fase de testes nos laboratórios das universidades).

Casa de Container Pré-fabricada

Casa de Container Pré-fabricada

Residência de Madeira em peças pré-fabricadas

Residência de Madeira em peças pré-fabricadas

As lajes pré-moldadas, por exemplo, são uma boa opção para quem quer finalizar a construção sem ter que onerar muito, ganhando tempo, é possível pensar em outros setores da casa (rede elétrica, esgotamento, distribuição de água, encanamentos, revestimento, acabamento, dentre outros.) além de praticidade e tempo, uma casa pré-fabricada é bastante segura, e é um investimento para quem não pode esperar muito para ter uma casa pronta. Uma coisa que é fundamental é planejar: colocar na ponta do lápis todos os gastos a curto e longo prazo, cálculos de tempo e quantidade de material, espaço a ser construído, assim evitam-se gastos desnecessários, desperdícios e futuros transtornos. Desta forma, você realizará o sonho da casa própria com conforto e tranquilidade, sem estourar o seu orçamento.

Projeto de Casa Pré-Fabricada de Madeira e Vidro

Projeto de Casa Pré-Fabricada de Madeira e Vidro

Projeto de Residência Pré-moldada

Podem ser lajes, pavimentos, muros, casas de alvenaria, casas de madeira e casas pré-moldadas, que são feitas com blocos de concreto e tem o acabamento e madeira. O custo é acessível, assim é possível construir sua casa em menos tempo, sem com isso perder de vista a qualidade e segurança. Vale lembrar que mesmo em construções de blocos estruturais, é necessário pontos de graute, onde se criam pilares e vigas internamente aos blocos de concreto armado.

Projeto de casas pré fabricadas

É de suma importância analisar o terreno e o solo, antes de ser erguer o imóvel, pois cada local precisa de um tratamento único. Em alguns casos, a preparação da fundação, seja ela uma fundação em radiê – camada sólida de cimento –  ou um simples alicerce, sobre a qual se erguerá uma construção, pode encarecer o projeto.

modelo de casa pré fabricada

modelo de casa pré fabricada

O valor da obra dependerá do tamanho da planta e dos materiais (por exemplo, alvenaria estrutural, alvenaria convencional, madeira etc.) que serão utilizados. Geralmente, as pré-fabricadas custam até 40% menos que as tradicionais. Os tipos mais conhecidos são:

  • Casas manufaturadas (ou pré-moldadas) que são construídas numa moldura de aço deslocável, chamadas de chassis (base, suporte ou armação para dar sustentação) e que são usadas tanto no transporte como na fixação definitiva das casas. São consideradas relativamente baratas devido à sua construção em linha de montagem. Além disso, necessitam da ligação e da instalação entre as divisões e o seu isolamento;
  • Casas modulares já são de custo mais alto (materiais mais caros e maiores), assim como a alta qualidade que apresenta. Consistem em unidades ou módulos construídos numa fábrica e posteriormente montados no local. Oferecem a opção de personalização, como uso de bancas em mármores ou diferentes tipos de chão. Esses tipos de casas não usam molduras de ferro, mas vigas de madeira com postes em metal para suporte, permitindo também mais de um andar. Existem dois tipos de casas modulares: a painelizada e a pré-cortada. A primeira é construída na fábrica e é transportada até o local, já a pré-cortada possui unidades separadas e é montada no próprio local, com estrutura e ordem definidas.

Vantagens

A praticidade de uma casa pré-fabricada já se inicia com a apresentação do projeto pronto feita pela empresa contratada pelo cliente. O cliente pode personalizar a propriedade de acordo com suas necessidades, assim como a participação na escolha do piso, do forro, da pintura, entre tantos outros itens. Há também a opção da casa ser feita em alvenaria ou madeira, sendo que o prazo de entrega da madeira é menor. Mas seu custo é um pouco mais elevado, pois em determinados cômodos que apresentam alto grau de umidade (como o banheiro), usam-se tijolos e cimento.

casa pré fabricada de madeira

casa pré fabricada de madeira

A entrega de uma casa pré-fabricada, depois de tudo pronto, geralmente demora entre 20 a 30 dias, quando não há interferência de fatores climáticos (como as chuvas, por exemplo), enquanto a tradicional demoraria até dois ou três meses.

É bom estar sempre atento às novidades e inovações que surgem no mercado, bem como buscar sempre a orientação de profissionais devidamente qualificados para que você possa. Ter o proveito máximo do seu empreendimento.

O post Casas pré fabricadas: agilidade e sustentabilidade em sua obra apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
https://construindodecor.com.br/casas-pre-fabricadas/feed/ 31
Laje Nervurada: O guia completo https://construindodecor.com.br/laje-nervurada-o-guia-completo/ https://construindodecor.com.br/laje-nervurada-o-guia-completo/#respond Tue, 01 Sep 2020 08:00:01 +0000 http://construindo.org/?p=5845 Um dos principais elementos estruturais de qualquer edificação e dos que exige maior atenção na hora do cálculo estrutural é a laje. Esse elemento pode ser executado das mais diversas formas, cada uma com propriedades diferentes e únicas, mas uma das formas que mais ganha destaque nas grandes construções acaba sendo a laje nervurada. Esse tipo de laje possui nervuras em sua parte inferior que funcionam como mini vigas, e por isso, uma das maiores vantagens desse sistema é justamente dispensar o uso de vigas na construção, além de permitir vãos livres muito grandes. Assim, o profissional que deseja construir

O post Laje Nervurada: O guia completo apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
Um dos principais elementos estruturais de qualquer edificação e dos que exige maior atenção na hora do cálculo estrutural é a laje. Esse elemento pode ser executado das mais diversas formas, cada uma com propriedades diferentes e únicas, mas uma das formas que mais ganha destaque nas grandes construções acaba sendo a laje nervurada.

Esse tipo de laje possui nervuras em sua parte inferior que funcionam como mini vigas, e por isso, uma das maiores vantagens desse sistema é justamente dispensar o uso de vigas na construção, além de permitir vãos livres muito grandes. Assim, o profissional que deseja construir ou projetar grandes edifícios precisa conhecer esse sistema.

Laje nervurada usada sobre o andar do estacionamento

Laje nervurada usada sobre o andar do estacionamento

O que é Laje Nervurada

A laje nervurada é, tal como o nome indica, uma laje formada por nervuras e/ou barras que estão interligadas entre si por uma capa ou uma mesa de compressão. Ela é uma laje que apresenta uma série de vantagens se comparada aos diferentes tipos de laje tradicionais, principalmente os vãos generosos que  permite, dispensando vários pilares da malha estrutural, mas também o fato de dispensar as vigas.

As nervuras devem seguir a especificação estrutural indicada pelo engenheiro responsável, são entretanto responsáveis pela maior parte da altura da laje. Elas podem ser feitas com formas na hora da concretagem, ou ainda com moldes de isopor.

Laje nervurada concretada com formas de isopor

Laje nervurada concretada com formas de isopor

A grande vantagem da laje nervurada sobre a tradicional laje maciça é que a primeira apresenta um custo bem mais em conta se comparada com a segunda. Isso porque a laje nervurada elimina aquele concreto desnecessário que fica, normalmente, na região tracionada. E, por ser mais alta que a laje maciça, com a mesma inércia, a nervurada reduz ainda a ferragem necessária para a sua instalação.

Outra característica importante desse tipo de laje é que, por ela dispensar o uso de vigas, acaba ficando muito vulnerável ao puncionamento da estrutura, por isso é necessário criar um reforço no capitel da laje deixando os alvéolos adjacentes ao pilar concretados maciços com concreto armado, como na imagem abaixo.

Pilares concretados com reforço na laje nervurada

Pilares concretados com reforço na laje nervurada

Vantagens da Laje Nervurada

Dentre as vantagens das lajes nervuradas podemos destacar as seguintes:

  • Permite a liberação de grandes vãos que liberam, consequentemente, mais espaço – o que é muito vantajoso em garagens, por exemplo, onde os pilares por vezes dificultam as manobras.
  • É versátil e por isso pode ser utilizada tanto em edificações comerciais, residenciais, educacionais, hospitalares, garagens, clubes e muitos outros.
  • Permite uma maior economia, visto que é possível fazer a racionalização do uso de telas para a armadura de distribuição, por exemplo.
  • Garante a durabilidade e a segurança no local, visto que é altamente segura e não sofre o perigo de corrosão precoce.
  • Utiliza menos concreto e aço na sua construção, o que gera uma economia maior para o proprietário da obra.

Desvantagens da Laje Nervurada

Como tudo na vida, a construção com lajes nervuradas não possui só vantagens, há também algumas desvantagens. Dentre elas podemos citar as seguintes:

  • Normalmente, as lajes nervuradas conseguem aumentar a altura total da edificação em questão.
  • Aumentam a dificuldade de compatibilização entre outros subsistemas existentes no local como instalações e vedações, por exemplo.
  • A sua construção exige um maior número de operações na montagem – o que por vezes, pode ser bastante prejudicial para os engenheiros da obra em questão.
  • A laje nervurada exige uma maior atenção durante a concretagem para que não fique vazios nas nervuras.
  •  Existe também uma dificuldade em fixar os elementos de enchimento, havendo a possibilidade de movimentação dos mesmos durante o processo de concretagem.
  • Exige reforço nos capiteis dos pilares.

O post Laje Nervurada: O guia completo apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
https://construindodecor.com.br/laje-nervurada-o-guia-completo/feed/ 0
Alvenaria de Vedação: O Que é e Como Utilizar em Construção https://construindodecor.com.br/alvenaria-de-vedacao/ https://construindodecor.com.br/alvenaria-de-vedacao/#respond Wed, 22 Jul 2020 11:29:11 +0000 https://construindodecor.com.br/?p=31038 Quer saber o que é e como utilizar a alvenaria de vedação nos seus projetos? Basicamente, esse é um dos métodos de construção mais utilizados para separar os ambientes internos de um edifício ou residência. Da mesma forma, também pode ser utilizado para proteger a construção de condições climáticas que possam danificar a estrutura. No entanto, esse tipo de alvenaria não suporta cargas verticais. Ou seja, ela só é capaz de aguentar o próprio peso e não deve ser utilizada para suportar cargas estruturais. Assim, para obter mais informações continue lendo este artigo. O que é Alvenaria de Vedação A

O post Alvenaria de Vedação: O Que é e Como Utilizar em Construção apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
Quer saber o que é e como utilizar a alvenaria de vedação nos seus projetos? Basicamente, esse é um dos métodos de construção mais utilizados para separar os ambientes internos de um edifício ou residência.

Da mesma forma, também pode ser utilizado para proteger a construção de condições climáticas que possam danificar a estrutura. No entanto, esse tipo de alvenaria não suporta cargas verticais.

Ou seja, ela só é capaz de aguentar o próprio peso e não deve ser utilizada para suportar cargas estruturais. Assim, para obter mais informações continue lendo este artigo.

O que é Alvenaria de Vedação

Alvenaria de Vedação

A alvenaria de vedação utiliza materiais que propiciam o isolamento térmico e sonoro dos cômodos de uma construção. Semelhantemente, esses materiais também são resistentes a umidade e a infiltração por água da chuva.

Portanto, ela pode ser utilizada tanto para vedar os ambientes internos quantos os externos de edifícios e moradias. Basicamente, esse tipo de alvenaria é constituído por tijolos cerâmicos ou blocos de concreto sobrepostos por argamassa.

Assim, a qualidade da vedação pode variar dependendo do tipo de tijolo ou bloco utilizado na construção. Dessa forma, os principais tipos de materiais utilizados na alvenaria de vedação são:

Tijolo Baiano

Sem dúvida, o tijolo baiano é o material mais comum para a construção de alvenarias no Brasil. Pois, é uma das opções mais baratas disponíveis no mercado e possuí um bom rendimento durante a obra.

Além disso, o tijolo baiano é uma das melhores opções para garantir o isolamento térmico e acústico dos ambientes internos. Visto que apresenta diversos furos centrais que melhoram a vedação da construção.

Da mesma forma, também é muito utilizado para realizar a proteção externa das edificações. Uma vez que apresenta uma baixa absorção de umidade e é resistente às condições climáticas desfavoráveis.

Tijolo maciço

Por sua vez, o tijolo maciço conhecido popularmente como tijolo de barro cozido também é utilizado na alvenaria de vedação. No entanto, deve passar por um processo de impermeabilização para ser aplicado nos ambientes externos.

Pois, absorve uma certa quantidade de umidade e é mais suscetível a infiltrações. Dessa forma, ele é mais utilizado em regiões com clima seco. Visto que ele pode melhorar a qualidade do ar dos ambientes internos.

Bloco de concreto

Por fim, o bloco de concreto também pode realizar a vedação de uma edificação. Porém, essa opção não costuma ser muito utilizada. Pois, além do custo elevado, não apresenta resultados tão favoráveis quanto os tijolos cerâmicos para regulação térmica e acústica.


Alvenaria de Vedação x Alvenaria Estrutural

Algumas pessoas podem confundir a alvenaria estrutural com a de vedação. Nesse sentido, a principal diferença é a necessidade de utilizar vigas e pilares durante a construção.

Pois, como o próprio nome já diz, a alvenaria estrutural tem a capacidade de suportar cargas verticais. Ou seja, ela não precisa ser reforçada para separar os cômodos de uma construção.

Contudo, a alvenaria de vedação precisa ser reforçada com vigas e pilares para oferecer segurança na divisão dos ambientes internos. Assim, ela apresenta um maior custo do que a alvenaria estrutural. Já que mais materiais são necessários para concluir o projeto.


Principais Vantagens e Desvantagens da Alvenaria de Vedação

Vantagens e Desvantagens da Alvenaria de Vedação

Por conta disso é importante considerar as principais vantagens e desvantagens desse tipo de alvenaria. A fim de que você possa realizar a melhor escolha para a sua obra. Então, confira os tópicos a seguir:

Vantagens

  • Maior versatilidade e flexibilidade na realização da obra;
  • Melhora do isolamento térmico e acústico dos cômodos de um edifício ou residência;
  • Grande disponibilidade de materiais com baixo custo e bom rendimento para a obra;
  • Maior durabilidade dos materiais;
  • Facilidade de encontrar os recursos e a mão-de-obra especializada.

Desvantagens

  • A alvenaria de vedação possui um maior custo quando comparado com a alvenaria estrutural;
  • O tempo de execução da obra tende a ser maior devido a necessidade de construir vigas e pilares.

O post Alvenaria de Vedação: O Que é e Como Utilizar em Construção apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
https://construindodecor.com.br/alvenaria-de-vedacao/feed/ 0
Tubulões na Construção Civil: O Que São? Tipos e Execução https://construindodecor.com.br/tubuloes-na-construcao-civil/ https://construindodecor.com.br/tubuloes-na-construcao-civil/#respond Wed, 01 Jul 2020 08:00:37 +0000 https://construindodecor.com.br/?p=30763 Entenda o que são tubulões na construção civil, quais são os principais tipos e como as mesmas são executadas. Tudo de forma simples. O Que São Tubulões? Tubulões são um tipo de fundação que possui forma cilíndrica e pode apresentar sua base alargada ou não e são diferentes de estacas. Em síntese, os mesmos são composta por três partes: a cabeça, o fuste e a base. A cabeça é executada usando concreto armado e a armadura fica disposta em formato de círculos concêntricos. Já o fuste só deverá ser feito com concreto armado quando o tubulão for submetido somente à

O post Tubulões na Construção Civil: O Que São? Tipos e Execução apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
Entenda o que são tubulões na construção civil, quais são os principais tipos e como as mesmas são executadas. Tudo de forma simples.

O Que São Tubulões?

Tubulões

Tubulões são um tipo de fundação que possui forma cilíndrica e pode apresentar sua base alargada ou não e são diferentes de estacas.

Em síntese, os mesmos são composta por três partes: a cabeça, o fuste e a base. A cabeça é executada usando concreto armado e a armadura fica disposta em formato de círculos concêntricos.

Já o fuste só deverá ser feito com concreto armado quando o tubulão for submetido somente à flexo-compressão. Por outro lado, será feito com concreto ciclópico toda vez que for submetido apenas à compressão.

A base alargada precisa apresentar formato elíptico ou circular, principalmente em tubulões de divisa.

Em relação a distancia entre os tubulões, eles devem estar na razão de (r < m < 2r).

Conheça os Principais Tipos de tubulões

Tipos de tubulões

Os tipos de tubulões mudam de acordo com a forma de execução. Sendo assim, são classificados em: a céu aberto e ar comprimido.

Tubulação a céu aberto

Este é o tipo mais popular de tubulões e é resultante de um poço perfurado e a perfuração pode ser manual ou mecânica. A técnica de construção se dá da seguinte forma:

  • A partir de um gabarito é realizada a marcação do eixo da peça e também a marcação no terreno da circunferência do tubulão.
  • Depois, inicia-se a escavação do poço com a técnica escolhida. Em escavação manual utiliza-se pá vanga, sarrilho para retirar a terra e um balde;
  • Por outro lado, em caso de perfuração mecânica, a terra é retirada com um aparelho rotativo que vem acoplado em caminhão;
  • Agora vem a etapa de alargamento da base que ocorre de acordo com as dimensões do projeto e deve ser feita manualmente;
  • A limpeza da base que é a próxima fase, consiste na retirada de escoras, de terra e outros elementos que caem no buraco;
  • Verificação das dimensões do poço (profundidade, alargamento da base, tipo de solo na base);
  • Colocação da armadura;
  • Concretagem;

Tubulação à Ar Comprimido

Aqui o poço é escavado com a utilização de uma campanula com injeção de ar comprimido.

Este modelo é mais adotado em construção de viadutos, pontes e também obras com grandes carregamentos.

Por conseguinte, a injeção de ar comprimido em tubulões impede a entrada de água, tendo em vista que a pressão interna é maior.

Em relação a pressão empregada, ela precisa ser de no máximo 3,4 atm e é imprescindível o encamisamento do fuste. Este pode ser de aço ou concreto. Veja as etapas da técnica de construção:

  • Encamisamento de concreto: Altura aproximada de 4 metros, com parede de espessura que não deve ser inferior a 20 cm. O diâmetro varia de acordo com a capacidade de carga;
  • Encamisamento de aço: método desenvolvido com intuito de redução de custos. Sendo assim, são cravados tubos de ação rotativamente no solo e eles são emendados com solda;
  • Em seguida vem a escavação manual do terreno no interior do tubo;
  • Depois, é a etapa de concretagem do tubo que fica sobreposto sobre o outro já enterrado. Repita até atingir o nível de água;
  • Remove-se a água por bombeamento e introduz o ar comprimido no topo do tubo de concreto;
  • Posteriormente, faz-se o alargamento da base seguindo as dimensões do projeto;
  • Agora é hora de fazer a limpeza da base e verificação das dimensões do poço;
  • Por fim, é feita a colocação das armaduras;

O post Tubulões na Construção Civil: O Que São? Tipos e Execução apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
https://construindodecor.com.br/tubuloes-na-construcao-civil/feed/ 0
Tipos De Vigas: Treliçadas, Abertas, Simples, Compostas, Metálicas https://construindodecor.com.br/tipos-de-vigas/ https://construindodecor.com.br/tipos-de-vigas/#respond Thu, 18 Jun 2020 08:00:56 +0000 https://construindodecor.com.br/?p=30614 Todo mundo que lidou com qualquer tipo de construção civil já ouviu falar em “vigas”. Se você ainda tem dúvidas e deseja ver alguns tipos de vigas, siga lendo o post. Estamos falando sobre elementos estruturais que são imprescindíveis para suportar as forças e cargas das estruturas. Mas, quais são os tipos de vigas existentes? Veja todas as informações a seguir. O Que São Vigas? Em suma, as vigas são essencialmente membros estruturais em posição horizontal que transferem cargas ao longo de seu comprimento para suportes, onde as cargas são essencialmente convertidas em forças verticais. Estas são projetadas especialmente para

O post Tipos De Vigas: Treliçadas, Abertas, Simples, Compostas, Metálicas apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
Todo mundo que lidou com qualquer tipo de construção civil já ouviu falar em “vigas”. Se você ainda tem dúvidas e deseja ver alguns tipos de vigas, siga lendo o post. Estamos falando sobre elementos estruturais que são imprescindíveis para suportar as forças e cargas das estruturas. Mas, quais são os tipos de vigas existentes? Veja todas as informações a seguir.

O Que São Vigas?

TIPOS DE VIGAS

Em suma, as vigas são essencialmente membros estruturais em posição horizontal que transferem cargas ao longo de seu comprimento para suportes, onde as cargas são essencialmente convertidas em forças verticais.

Estas são projetadas especialmente para suportar cargas verticais, forças de cisalhamento e também momentos de flexão.

Todavia, os diferentes tipos de vigas podem ser classificados com base no tipo de suporte.

Tipos de Vigas na Construção Civil

TIPOS DE VIGAS

Conheça a seguir os principais tipos de vigas utilizados na construção civil.

Viga universal

A viga universal é uma viga com seção transversal “I” ou “H” disponível em vários tamanhos, padrão.

A saber, essa é uma maneira muito eficiente de transportar cargas de flexão e cisalhamento em um avião.

Trata-se de um tipo de viga muito popular, principalmente para construções nas quais elementos pré-fabricados são usados, por exemplo, em elementos para casas pré-fabricadas.

Tipos de vigas – quadril

As vigas quadril são bem comuns em telhados, onde formam quadris inclinados e descendentes.

Elas agem sustentando outras vigas de carga que se afastam dos dois lados e se inclinam na direção dos beirais.

Além disso, as juntas de metal são usadas para montar essas vigas, que geralmente são feitas de madeira.

Vigas de treliçada

Dentre os tipos de vigas temos também as treliçadas que são reforçadas adicionando cabos ou hastes para formar uma viga e podem ser usadas ​​como suporte temporário ou permanente.

Sua abertura facilita o uso em construções de concreto, pois pode passar pelos furos e obter melhor fixação.

Rede aberta

As vigas de rede aberta são amplamente utilizadas em estruturas que exigem longas distâncias da carga leve a moderada.

A mesma usa elementos de viga treliçada, mas com o diferencial de a estrutura de suporte ser uma malha aberta ao longo das vigas.

 Tipos de vigas – Compostas

São tipos de vigas feitas de dois ou mais materiais diferentes, como vigas de aço-concreto.

Dessa maneira, o mesmo pacote pode combinar as vantagens de dois materiais gerando economia de custos.

Tipos de viga – Resfriada

As vigas resfriadas são empregadas para resfriar as salas internas dos edifícios.

Geralmente, as vigas resfriadas são distribuídas uniformemente ao longo do teto da sala e incluem água gelada bombeada por serpentinas de cobre conectadas a aletas de alumínio que resfriam o ar por meio de convecção.

Vigas simples

Quando as extremidades do feixe são criadas para descansar de forma livre no suporte de vigas, isso é chamado de viga simples.

Esta classificação de feixe pode ser aproveitada em conjunto com o tipo de feixe. Por exemplo, pode ser uma viga refrigerada simples.

 Tipos de vigas – Viga fixa

Quando a viga é fixa nas duas extremidades, é denominada de fixa.

Da mesma forma que uma viga simples, essa classificação pode ser utilizada em conjunto com o tipo de material ou viga empregada na estrutura.

Vigas de Escoramento

Se a viga é fixada em uma das extremidades e a outra fica livre, temos a viga de escoramento.

O post Tipos De Vigas: Treliçadas, Abertas, Simples, Compostas, Metálicas apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
https://construindodecor.com.br/tipos-de-vigas/feed/ 0
Estaca Escavada: Tipos, Vantagens, Desvantagens, Preço https://construindodecor.com.br/estaca-escavada/ https://construindodecor.com.br/estaca-escavada/#respond Thu, 11 Jun 2020 16:50:25 +0000 https://construindodecor.com.br/?p=30487 A estaca escavada é um tipo de fundação que pode ser implementado em vários tipos de solos. Entenda seu processo de execução tipos e preço. Também conhecida como trado em algumas regiões, a estaca escavada é bastante utilizada em edificações na construção civil e sua execução em tese é bem simples. No entanto, ara se obter um bom resultado é necessário seguir algumas especificações e tomar determinados cuidados. Dentre os tipos de estacas cavadas temos estas como as mais populares: Estaca raiz A estaca raiz é armada e moldada in loco, posteriormente é preenchida com reia e argamassa de cimento

O post Estaca Escavada: Tipos, Vantagens, Desvantagens, Preço apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
A estaca escavada é um tipo de fundação que pode ser implementado em vários tipos de solos. Entenda seu processo de execução tipos e preço.

Também conhecida como trado em algumas regiões, a estaca escavada é bastante utilizada em edificações na construção civil e sua execução em tese é bem simples.

No entanto, ara se obter um bom resultado é necessário seguir algumas especificações e tomar determinados cuidados.

Dentre os tipos de estacas cavadas temos estas como as mais populares:

Estaca raiz

A estaca raiz é armada e moldada in loco, posteriormente é preenchida com reia e argamassa de cimento e é executada através de perfuração rotopercussiva ou roativa.

A mesma é revestida de maneira integral no trecho do solo por um conjunto de tubos metálicos do tipo recuperáveis.

Estaca Strauss

A Strauss é executada através da escavação do solo com sonda e introdução de tubos metálicos que são rosqueáveis entre si.

Além disso, a concretagem posterior se dá por meio de apiloamento, sendo seguido da retirada da tabulação.

Estaca Strauss Estaca Strauss

Em relação ao estudo de solo que deve ser realizado antes de começar a executar uma estaca escavada, a e precisa ser feita seguindo diretrizes da ABNT NBR 6502.

Também é necessário realizar investigação geotécnica e geológica com intuito de maior reconhecimento inicial do solo.

Deve-se executar a escavação de solo com ajuda da lama bentonítica. A ação ajuda na estabilização do furo.

Desse modo, confira algumas das especificações presentes na norma e que devem ser seguidas durante a etapa de elaboração do projeto:

  • Visita ao local onde a escavação será feita;
  • Também é necessário fazer avaliações topográficas para possíveis indícios de instabilidades de taludes;
  • Ainda é necessário verificar indícios da presença de aterros na área;
  • Encontrar possíveis indícios de inficionação de subsolo por material contaminado;
  • Por fim, deve-se procurara por peculiaridades geológico-geotécnicas na área;

Estaca Escavada Mecanicamente

A NBR 6122/2010 determina que a estaca escavada mecanicamente é a estaca que é executada por perfuração do solo por meio de trado trado mecânico e sem emprego de fluido estabilizante ou revestimento.

Um tipo bem popular de escava mecanicamente executada é a estaca de broca, feita usualmente por perfuração com trado manual.

Sendo assim, o diâmetros comerciais dessas estacas escavadas são de 25 a 90 cm e suportam uma carga de 200Kn até 2.500 Kn.

Vantagens da Estaca Escavada

Estacas escavadas mecanicamente têm a vantagem de ter sua execução sem vibração ou barulho. Também possuem alta produção diária e o preço bem acessível se comparadas a outras.

Desvantagens

A priori, executar uma escavação mecanicamente só é possível acima do nível d’água e em solos com coesão, mesmo que seja baixa.

Isso porque o furo precisa ficar aberto até a concretagem e esta é executada até 12 m de profundidade.

Armadura Estaca Escavada

Por conseguinte, a colocação da armadura nesse caso é feita com auxílio de caminho munk. Todavia, quando a mesma não está sujeita a flexão ou tração, a armadura é somente de arranque.

Estaca Escavada Preço Por Metro

Em suma, o preço das estacas escavadas varia de acordo com o tamanho, contudo, costuma variar entre R$ 25,00 e R$ 55,00 o metro.

O post Estaca Escavada: Tipos, Vantagens, Desvantagens, Preço apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
https://construindodecor.com.br/estaca-escavada/feed/ 0
Estruturas Metálicas: Para Galpões, Casas, Vantagens https://construindodecor.com.br/estruturas-metalicas/ https://construindodecor.com.br/estruturas-metalicas/#respond Wed, 18 Mar 2020 08:00:15 +0000 https://construindodecor.com.br/?p=29913 A estruturas metálicas promovem maior liberdade aos engenheiros e arquitetos em suas criações. Veja o que é, onde podem ser usadas e muito mais. O Que São Estruturas Metálicas? As estruturas metálicas são basicamente compostas por aço e se constituem por grupos de peças que quando se unem formam a peça que dá sustentação à construção. Esse tipo de estrutura pode ser usado em qualquer lugar, mas pode ser vista principalmente em supermercados, pavilhões grandes, centros de distribuição, shoppings, etc. De acordo com profissionais da área, a mesma imprime maior velocidade aos projetos. Mas esse não é o único benefício.

O post Estruturas Metálicas: Para Galpões, Casas, Vantagens apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
A estruturas metálicas promovem maior liberdade aos engenheiros e arquitetos em suas criações. Veja o que é, onde podem ser usadas e muito mais.

O Que São Estruturas Metálicas?

As estruturas metálicas são basicamente compostas por aço e se constituem por grupos de peças que quando se unem formam a peça que dá sustentação à construção.

Esse tipo de estrutura pode ser usado em qualquer lugar, mas pode ser vista principalmente em supermercados, pavilhões grandes, centros de distribuição, shoppings, etc.

De acordo com profissionais da área, a mesma imprime maior velocidade aos projetos.

Estruturas Metálicas

Mas esse não é o único benefício. O uso das estruturas metálicas nas construções aumenta o nível de produtividade.

Todavia, se compararmos as mesmas com os processos convencionais como a alvenaria, o tempo de execução cai em média 40%.

Pode parecer que o metal é antagônico ao concreto, contudo os dois podem trabalhar juntos.

É possível utilizar metal e concerto juntos em projetos conhecidos como estruturas mistas ou híbridas.

Nestas, a qualidade proveniente de cada material é aproveitada da melhor forma.

Normalmente, as peças metálicas são compostas por ferro e carbono oque lhe faz mais resistente.

Então quanto maior fora quantidade de carbono nas estruturas metálicas, mais resistentes elas serão.  No entanto, quanto mais resistentes, será mais duro.

Por isso, é importantíssimo que o material só seja produzido por um profissional com experiência.

A escolha do tipo vai depender de cada construção, pois em algumas obras será melhor uma estrutura maleável e em outras, mais dura.

Vale tomar cuidado para não confundir barras de ação comumente usadas em estruturas de concreto armado com as estruturas metálicas.

Para Que Serve Estruturas Metálicas?

Estruturas Metálicas

Estruturas metálicas são usadas como sustentação em construções e estão cada vez mais presentes em canteiros de obra no Brasil.

Como outros sistemas construtivos, por exemplo, Wood frame e Steel frame, projetos assim são raros por aqui.

O sistema mais popular aqui é aquele feito a base de concreto, contudo, o sistema construtivo industrializado vem ganhado espaço.

Atualmente, observamos seu uso em projetos comerciais grandes, mas já é possível vê-lo em projetos residenciais.

Estruturas Metálicas Para Casas

O preço da estrutura metálica vem se popularizando no Brasil e isso tem permitido seu maior uso em projetos residenciais.

A estrutura metálica para casas tornou-se competitiva com outras técnicas de construção e pode deixar a obra mais barata.

Estruturas Metálicas para Galpões

Por conseguinte, pode ser utilizada em galpões comerciais e residenciais.

Também pode ser inserida apenas para melhorar estrutura já existente.

Estruturas Metálicas de Telhados

A telha metálica é a fora mais conhecida dentre as estruturas metálicas para telhados.

Decerto o projeto sai mais em conta, mas vale salientar que a mesma não possui bom isolamento térmico e acústico.

Vantagens e Desvantagens

Estruturas Metálicas

Agora, veja as vantagens e desvantagens de usar a estrutura metálica em sua construção.

Vantagens

  • Versatilidade
  • Resistência
  • Sustentabilidade
  • Rapidez na obra
  • Padronização
  • Custo-benefício

Desvantagens

  • Isolamento térmico e acústico ruim
  • Necessidade de mão de obra especializada
  • Possibilidade de corrosão com o tempo
  • Maior suscetibilidade em caso de incêndios
  • Dificuldade no transporte

O post Estruturas Metálicas: Para Galpões, Casas, Vantagens apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
https://construindodecor.com.br/estruturas-metalicas/feed/ 0
Gabião: O que é, Preço, Tipos, Vantagens https://construindodecor.com.br/gabiao/ https://construindodecor.com.br/gabiao/#respond Mon, 24 Feb 2020 08:00:26 +0000 http://construindo.org/?p=2883 O gabião tem efeito protetor imediato e ótima capacidade drenante, que contribui para estabilização do solo e também propicia crescimento de vegetação típica da região. Em outras palavras, não causam impacto no meio ambiente e ainda mantêm o equilíbrio do ecossistema. Sua estrutura é capaz de resistir a todos os tipos de esforços, inclusive sob tração, e não se deformam nem diminui sua resistência. Têm elevada resistência mecânica e física, pois são capazes de drenar águas pluviais, eliminando assim um dos principais fatores de instabilidade. Além disso, é econômico e tem reduzida manutenção. O que é gabião e como funciona

O post Gabião: O que é, Preço, Tipos, Vantagens apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
O gabião tem efeito protetor imediato e ótima capacidade drenante, que contribui para estabilização do solo e também propicia crescimento de vegetação típica da região. Em outras palavras, não causam impacto no meio ambiente e ainda mantêm o equilíbrio do ecossistema. Sua estrutura é capaz de resistir a todos os tipos de esforços, inclusive sob tração, e não se deformam nem diminui sua resistência. Têm elevada resistência mecânica e física, pois são capazes de drenar águas pluviais, eliminando assim um dos principais fatores de instabilidade. Além disso, é econômico e tem reduzida manutenção.

Muro de arrimo de gabião para contenção de talude acentuado

Muro de arrimo de gabião para contenção de talude acentuado

O que é gabião e como funciona

Gabião é uma estrutura de pedras armadas com tela de arame recozido e flexível, que é usada para contenção e estabilização de taludes verticais, barrancas de córregos d’água, entre outros.

Seu uso é recomendado por ser uma estrutura permeável, que permite o escoamento de água do terreno, ao mesmo tempo que faz a contenção da terra ou cascalho.

Sua superfície irregular também ajuda a reduzir a velocidade da água em obras de contenção de arroios e córregos em épocas de enchente.

Tem excelente durabilidade e resistência, uma vez que é feito com malha de aço cujo teor de carbono não ultrapassa 0,25%, recozido e galvanizado para evitar que entre em processo de oxidação.

Os fios são torcidos sempre duas vezes, para tornar a junção dos fios mais resistentes, e fios mais grossos garantem queo elemento estrutural não se rompa. Para ficarem ainda mais resistentes, os gabiões são preenchidos com pedras fragmentadas e seixos (qualquer pedra solta, pequena e arredondada, cascalho).

Principais Tipos de gabião

Existem três tipos de gabião: colchão, caixa e saco.

Gabião Colchão

O Gabião Tipo Colchão tem formato de paralelepípedo, grande no comprimento e na largura, porém pequeno na altura.

Gabião Colchão

Gabião Colchão

Arrimo com Gabião Colchão

Arrimo com Gabião Colchão

São utilizados em barragens em terra, revestimento para canais e escadas dissipadoras, estrutura que controla a carga hidráulica de um curso de água, permitindo que a velocidade de escoamento seja compatível com o material que o revestem

Ele evita, dessa forma, erosões e surgimento de voçorocas (fendas produzidas na terra por forte enxurrada).

Ou seja, essa estrutura dissipa a energia de um curso de água quando há necessidade de vencer grande diferença de nível em uma curta distância;

Gabião Caixa

O gabião tipo Caixa tem formato de prisma retangular e é bastante utilizado na construção de canalizações, muros de barragem e de contenção.

É o formato mais comum de ser aplicado, tanto em caso de obras de contenção quanto em casos puramente estéticos.

Gabião Tipo Caixa

Gabião Tipo Caixa

Indica-se o empilhamento máximo de 3 camadas para cada nível do talude, para garantir que a estrutura se mantenha estável para a contenção de taludes. Caso seja necessário mais altura, as camadas seguintes precisam ter de recuo, para garantir a integridade do talude.

Exemplos de talude com Gabião Caixa

Exemplos de talude com arrimo tipo Caixa

Saco

O gabião do tipo saco tem formato cilíndrico e são usados em locais onde se requer rápida intervenção, ou seja, em obras emergenciais, ou quando o solo de apoio apresenta baixa capacidade de suporte.

Ao contrário de outros tipos, em que a estrutura costuma ser montada in loco, nessa caso costuma-se depositar o saco já montado. Caso seja usado para estruturas permanentes, é indicado que seja feito com arame reforçado, e com proteção plástica contra poluição.

Gabião tipo Saco

Gabião tipo Saco

Obra com Gabião tipo Saco

Obra de arrimo tipo Saco

Veja também:  Projetos de Modelos de Banheiros lindos e modernos.

Como fazer

Confira a seguir vídeo exclusivo que ensina a fazer contenções de muros de arrimo do tipo gabião de maneira fácil e prática, utilizando apenas arame e pedras.

Fotos e modelos de muro de gabião

Como fazer um Muro de Gabião

Ideias de Muro Gabião

Como Fazer gabião

Como fazer muro Gabião

Gabião Muro

Gabião

Tipos de Gabião

Muro Gabião

Muro Gabião ideias

Muro Gabião Como é

Estilos de Muro Gabião

Arquitetura com Gabião

Projeto de Gabião

Paredes de Gabião

Paredes de Gabião

Vantagens de Gabião

Gabião Decorado

Gabião Paisagismo

Quanto custa muro de gabião – Preço

O preço do muro de gabião vai variar principalmente de acordo com a sua região e disponibilidade de mão-de-obra. A média de preço, no Brasil, é de R$ 300,00 por m², de acordo com o índice SINAPI.

Entretanto, caso o muro não seja estrutural, é possível reduzir esse custo usando paredes mais estreitas.

Entretanto, caso o gabião tenha a função de sustentar um talude, é necessário uma estrutura mais robusta, que vai custar mais caro.

O post Gabião: O que é, Preço, Tipos, Vantagens apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
https://construindodecor.com.br/gabiao/feed/ 0
Laje de Isopor – Preço, medidas e muito mais https://construindodecor.com.br/laje-de-isopor/ https://construindodecor.com.br/laje-de-isopor/#comments Fri, 21 Feb 2020 08:00:50 +0000 http://construindo.org/?p=4067 O Isopor (poliestireno) está liderando o caminho das soluções alternativas de abastecimento em lajes de concreto, oferecendo suporte e maior isolamento térmico para a construção residencial ou comercial. A laje de isopor surgira como uma maneira eficiente de permitir a criação de lajes treliçadas e nervuradas sem o uso de formas móveis, como um preenchimento permanente para a laje de concreto. O que é laje de isopor? O nome pode confundir, mas a laje de isopor não se trata de uma laje feita inteiramente como isopor. O EPS é na verdade usado como um preenchimento em lajes nervuradas e treliçadas

O post Laje de Isopor – Preço, medidas e muito mais apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
O Isopor (poliestireno) está liderando o caminho das soluções alternativas de abastecimento em lajes de concreto, oferecendo suporte e maior isolamento térmico para a construção residencial ou comercial. A laje de isopor surgira como uma maneira eficiente de permitir a criação de lajes treliçadas e nervuradas sem o uso de formas móveis, como um preenchimento permanente para a laje de concreto.

enchimento de isopor em laje treliçada aguardando para ser concretada

enchimento de isopor em laje treliçada aguardando para ser concretada

O que é laje de isopor?

O nome pode confundir, mas a laje de isopor não se trata de uma laje feita inteiramente como isopor. O EPS é na verdade usado como um preenchimento em lajes nervuradas e treliçadas que tem baixíssimo peso estrutura, por isso acaba sendo muito eficiente.

Sobre o isopor é feita a concretagem das lajes, e ao contrário de uma laje nervurada convencional, em que seria necessário retirar as formas após a concretagem,as placas de isopor podem permanecer sob a laje, já que são elásticas, e seu peso é insignificante para a estrutura.

Módulos de Isopor usados em lajes como enchimento

Módulos de Isopor usados em lajes como enchimento

Usar o isopor, por exemplo, torna a construção mais rápida e rentável do que as placas de concreto tradicionais. As principais razões que têm levado as pessoas a escolher o sistema de poliestireno sobre uma laje de concreto tradicional incluem:

  • A laje de concreto tradicional pode rachar e se mover dentro do solo, como resultado de calor, umidade e tempo chuvoso. O isopor na construção absorve a pressão e deixa sua laje estruturalmente intacta a esses fenômenos naturais.
  • Excelente isolamento a partir das cavidades naturais do ar na espuma de poliestireno expandido e células moldadas especialmente concebidas.
  • Terraplenagem mínimas são necessárias, já que não há trincheiras internas para cavar.
  • Aumento dos valores térmicos da casa, que é feito de isopor com uma camada de concreto por cima. Esta massa térmica, em seguida, age como um isolamento.
  • A construção é mais rápida.
  • Mais rentável, porque torna menor a necessidade de uso do concreto.
  • O trabalho pode continuar em condições atmosféricas adversas.
  • Menos perturbação ambiental, porque a laje fica no local, em oposição ao chão.

Durante a fase de construção os blocos de isopor podem apoiar os trabalhadores e equipamentos, permitindo o acesso completo a área de trabalho sem medo de quebras ou danos. Da mesma forma, o sistema suporta a concretagem, desde que os canais sejam encostados nos intervalos recomendados.

Vantagens

1. Isolamento térmico e acústico

O isopor é amplamente utilizado como um material de isolamento térmico e executa esta função na laje moderando as temperaturas de construção e reduzindo os custos de energia associados com aquecimento e resfriamento.

O isolamento térmico do isopor é 7 vezes melhor do que uma laje de concreto normal. O isopor também atua como uma barreira de som e, em combinação com a placa de concreto, silencia todas as ondas que poderiam ser transmitidas através de lajes.

Placas de laje de isopor com espera de aço, esperando a concretagem

Placas de laje de isopor com espera de aço nos locais das paredes, esperando a concretagem

2. Desempenho retardante contra fogo

A característica retardante de fogo de alguns isopores para laje tem como resultado a resistência contra um possível incêndio. Este tipo não adiciona qualquer risco de incêndio existente e não contribui para a fase de desenvolvimento do fogo, não se propagando em chamas.

3. Durabilidade da laje de isopor

Os isopores para laje são a prova de podridão, roedores e cupins, sendo dimensionalmente estáveis e, assim, mantendo a térmica e servindo as propriedades com qualidade por muitos anos.

Veja também: Vantagens e desvantagens do tijolo ecológico.

Desvantagens

1. Valor

O valor da laje de isopor costuma espantar entusiastas por inovação na construção civil, já que o preço pode ser significativamente maior que o das tavelas de cerâmica. Entretanto, com o menor peso e peças maiores, o custo da mão de obra e redução do concreto necessário pode compensar em grandes projetos.

2. Frio e calor

É importante deixar claro que, embora o isopor contribua significativamente para a proteção térmica dos ambiente internos, ele não faz milagres. A eficiência energética do projeto ainda vai necessitar que o projetista leve em consideração paredes e aberturas, para evitar a insolação excessiva e grandes variações na amplitude térmica.

O que é melhor: laje de isopor ou de tijolo?

Em termos de resistência, as lajes de isopor e de vigota e tavela são equivalentes. Isso porque nem o Isopor nem o tijolo possuem efeito estrutural, não fazendo qualquer diferença.

Entretanto, o poliestireno pode ser considerado mais vantajoso por ser mais leve. Ele reduz o peso médio da laje reduzindo a quantidade de concreto necessária para reforçar a estrutura. Além disso, ele é mais rápido de se montar, reduzindo os custos de mão de obra na montagem da laje para concretagem.

Preço de Lajes de Isopor

A média de preço das lajes de isopor não é muito distante das lajes planas convencionais. Há de se acrescentar o valor do poliestireno, que fica em média R$ 28,00 m².

Vale lembrar que pode haver economia com o tempo de montagem das formas de concretagem. Isso reduz significativamente o preço da mão de obra do processo de concretagem de lages.

O isopor tem um custo competitivo quando se compara o valor do material com os sistemas de formas tradicionais, e se torna cada vez mais vantajoso quando o custo do trabalho, requisitos de equipamento e tempo são levados em consideração.

Sistema de escoras de madeira - eucalito roliço - portando a laje até passado o período de cura da concretagem superior, de cerca de 28 dias

Sistema de escoras de madeira – eucalito roliço – portando a laje até passado o período de cura da concretagem superior, de cerca de 28 dias

laje de isopor montada em dois sentidos diferentes

laje de isopor montada em dois sentidos diferentes

Acabamento da laje de isopor

Em geral, não é indicada a remoção das tavelas de isopor após a cura do concreto. Afinal, elas vão funcionar como uma proteção extra para a armadura do concreto, apesar de não possuir função estrutural propriamente dita.

Os acabamentos mais frequentes, no caso da lage de isopor, costumam ser:

  • Forro rebaixado: o forro de gesso rebaixado costuma ser a opção mais utilizado, pois dá o acabamento perfeito para a laje. Os grampos para fixação do forro, entretanto, precisam se fixados na parte exposta do concreto, pois o isopor não aguenta a carga do gesso;
  • Rebocamento da laje: Caso o responsável pela obra opte pelo rebocamento, o mesmo pode ser feito diretamente sobre o EPS. Cuidado especial para não sobrecarregar o emboço, e para não colocar demasiado cal no chapisco.

O post Laje de Isopor – Preço, medidas e muito mais apareceu primeiro em ConstruindoDECOR.

]]>
https://construindodecor.com.br/laje-de-isopor/feed/ 9