Plantas para jardim: como escolher o tipo certo

Se você quer criar um jardim em sua casa, o primeiro passo é começar a escolher o tipo de planta que irá plantar e cuidar. Pode ter certeza, a variedade é tão grande que você acaba se perdendo em meio a tantas cores, texturas e aromas. Vamos citar alguns tipos de plantas para jardim e flores para você conseguir assimilar a diferença de cada uma e escolher a que mais se adapta ao ambiente da sua casa.

Plantas para Jardim

Plantas para Jardim

Plantas para Jardim Anuais

São plantas que vivem por um ano ou menos. As anuais são também conhecidas como plantas de flores sazonais, que florescem apenas no intervalo de três a quatro meses. Elas são normalmente cultivadas através de sementes, crescendo, fazendo a flor e mais sementes e depois morrendo, no processo de um ano. As plantas para jardim anuais são ótimas para criar um efeito imediato e adicionar cor ao seu jardim. Estas também lhe dão a opção de mudar a aparência de seu jardim depois de um ano. A maioria das plantas anuais é macia e ótima para fazerem cercados.

Bienais

As plantas bienais são as que levam dois anos para crescer a partir de sementes de frutos, florescendo e morrendo. Estas plantas possuem flores sazonais que aparecem apenas no segundo ano do plantio. Após essa floração, a planta não tem um bom desempenho no ano seguinte ou tornar-se desordenada e depois morre. Para ter flores, ano após ano, você tem que plantar as sementes anualmente.

Plantas bienais (Cravina)

Plantas bienais (Cravina)

Plantas bienais (Lobélia azul)

Plantas bienais (Lobélia azul)

Perenes

São aquelas plantas com flores que duram mais tempo e mantém sua floração. Porém, as perenes levam dois anos até que tenham idade suficiente para florescer. Depois de plantá-las, não há necessidade de replantio, ano após ano. Mas elas não são uma boa opção caso você queira mudar o layout do jardim com frequência. A maioria das perenes cresce melhor em solos levemente ácidos e preferem seis a oito horas de sol por dia. A rega deve ser profunda, mas pouco frequente e aplicada diretamente ao solo. Este tipo de rega vai promover o enraizamento e ajudar a reduzir doenças foliares na planta.

Plantas perenes (Papoula)

Plantas perenes (Papoula)

Plantas perenes (Valeriana)

Plantas perenes (Valeriana)

Arbustos

Os arbustos floridos são aqueles que dão flor quase todo o ano e têm forma e tamanho espessos. Sua rica variedade de forma, folhagens, frutas e flores podem render boa aparência durante todo o ano.

Os arbustos ornamentais são plantas decorativas que não têm flor, mas são os melhores para ornamentar um jardim. Estes podem ser cortados em várias formas e tamanhos.

Plantas arbustos (Eugênia)

Plantas arbustos (Eugênia)

Plantas Arbustos (Pata de Elefante)

Plantas Arbustos (Pata de Elefante)

Tecomas (ipê)

São árvores floridas, frutíferas, de sombra e ornamentais. A altura média destas árvores com flores é ideal para decorar um jardim de casa. As mudas podem ser plantadas em trincheiras preenchidas com uma mistura de terra de jardim e esterco, sendo apoiadas com estacas. As tecomas demoram alguns anos para amadurecer. No primeiro ano, você deve retirar os brotos fracos ou indisciplinados. No segundo ou terceiro, remover galhos extras, deixando apenas o tronco central. Uma vez que se estabelecem, as árvores precisam ser regadas apenas de vez em quando. Mas a rega deve ser profunda e aplicada diretamente ao solo.

Ipê Branco - Árvore Florida

Ipê Branco – Árvore Florida

Ipê Rosa Florido

Ipê Rosa Florido

5/5 - (1 vote)

One Response - Add Comment

Comentários