Betoneira – especificações, aluguel e compra de betoneiras

Também conhecida como misturador de concreto, a betoneira é uma peça importante na construção civil. São nela que o mestre de obras adiciona pedra, areia, cimento e água para formar a massa que será usada para erguer construções. A depender do tamanho da obra, deverá ser utilizada uma betoneira adequada, capaz de suprir a demanda de fabricação de massa, viabilizando e até agilizando a construção de um determinado empreendimento.

A depender da construção, o profissional responsável – geralmente o engenheiro civil ou arquiteto responsável pelo projeto – é quem vai definir qual o porte da betoneira a ser utilizada. Por sua vez o mestre de obras tem a incumbência de fazer a argamassa e o concreto, e ele deve saber como administrar os elementos, bem como a textura ideal e quanto tempo leva para que a massa seja feita, além de garantir que seja produzida a quantidade adequada, a fim de evitar desperdício de material e atraso na conclusão da obra. O material gerado pela betoneira será utilizado em diversas etapas da obra, como estrutura, revestimentos como o reboco para as paredes e pisos de cimento queimado.

Betoneira

Betoneira é uma ferramenta essencial em qualquer obra que utilize concreto.

Tipos de Betoneiras

Existem vários tipos de betoneira, proporcional ao tipo de construção que será realizada.

  • A betoneira móvel, que pode ser transportada por um caminhão, sendo chamada de caminhão betoneira, é utilizada na construção de grandes edificações como prédios, condomínios e conjuntos habitacionais, e para obras de infraestrutura, como estradas, ruas, viadutos e pontes.
  • Já a fixa, que é de fácil manuseio e transporte, é a mais utilizada, possui um motor acoplado que consegue misturar a massa de forma homogênea, exigindo apenas que o profissional supervisione seu funcionamento e aplique as quantidades corretas de cada item.

Especificações da betoneira

O sistema de medidas da betoneira pode ser em Quilograma (Kg) ou Litros (L).

Dependendo do fabricante e das especificações de cada betoneira, os mais diversos modelos estão disponíveis hoje no mercado.

Dependendo do fabricante e das especificações de cada betoneira, os mais diversos modelos estão disponíveis hoje no mercado.

litros (L), a depender da região. Na construção civil, utiliza-se o sistema de medidas em cubagem, ou seja, que consiste em utilizar a medida em m³ (metro cúbico), que equivale a medida de mil litros. Ela é um elemento indispensável na construção, seja ela de pequeno ou grande porte, e necessita de conhecimento técnico para que possa ser utilizada. Portanto só profissionais habilitados  – pedreiros, serventes e mestres-de-obras – estão devidamente preparados para fazer o manuseio desta ferramenta  (administrando as medidas corretas de cada elemento para fazer a argamassa e/ou concreto), bem como devem estar utilizando as EPI’s (equipamentos de proteção individual), a fim de prevenir acidentes durante o trabalho além de prevenir possíveis processos na justiça que podem onerar multas e até o embargo de uma obra.

Existem várias lojas de material de construção que oferecem betoneiras para compra ou locação – sendo esta por um tempo determinado, onerando pouco a construção, sendo devolvida após a conclusão da obra.

5/5 - (1 vote)

Comentários